segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Navegando e Historiando

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu sono ao estudar História. Por mais que seja interessante aprender sobre a vida e a dinâmica das sociedades que antecederam a nossa, não há como negar que a matéria que nos ensina a compreender o tempo presente para planejar o futuro(isso é algo que todo professor de História diz rs) é extremamente cansativa. Por isso, nada melhor que bons sites e bons livros para ajudar a tornar as horas dedicadas à análise do passado mais agradáveis. Aí vão as sugestões do dia:

-História Digital: É um dos sites que "quem conhece, não esquece"(bem clichê rs). Infográficos, curiosidades sobre acontecimentos históricos(como esse link sobre a Cabanagem, revolta ocorrida no Grão-Pará, no Período Regencial: aqui), sugestões de livros para aprofundar os conhecimentos e oferecer uma visão menos didática da História, resumos e uma coluna inteiramente dedicada ao vestibular: link aqui.
Enfim, super completo e abrangente! Recomendo :D


-Vestibulando Digital: Usei tanto para História, como para Literatura. Objetivo, de facílimo entendimento e com vídeos de curta duração( a grande maioria não passa de 15 minutos). É ótimo para fazer aquela revisão básica, após ler sobre um determinado tópico. O canal no Youtube apresenta algumas listas de reprodução, de forma a facilitar o avanço com a matéria.

Link do canal: aqui
Link do site: aqui

P.S.: ambos apresentam os mesmos vídeos, porém, recomendo o primeiro link caso você esteja iniciando os estudos em algum tópico e o segundo para assistir isoladamente cada vídeo(apenas uma sutil questão de organização rs)

(uma vídeo-aula sobre Romantismo do Vestibulando Digital)

Livro do dia: 

História-Volume Único(Editora Saraiva) 
(Ronaldo Vainfas-Sheila de Castro Faria- Jorge Ferreira-Georgina dos Santos)
(a resolução não é das melhores, mas dá para ter uma noção de como é a capa)

Vantagens: Esse título é simplesmente maravilhoso! Foi indicação de um professor meu do Pedro II. Escrito por historiadores formados pela UFF(Universidade Federal Fluminense, que tem um dos melhores cursos de História do RJ, senão o melhor) e pela USP, é completo, cheio de detalhes, perfeito para quem vai fazer específicas ou ainda para quem apenas quer expandir seus conhecimentos nessa área. Quem tem esse livro, não precisa de nenhum outro para estudar para os vestibulares tradicionais, na minha opinião(rs).

Desvantagem: O preço não é lá muito convidativo(R$ 130,00,na época em que eu o adquiri- e isso já tem quase um ano).

Balanço vantagens-desvantagens: vale a pena quebrar o porquinho por esse livro :D

Abraços e bons estudos, pessoal! 

2 comentários:

  1. Eu tenho esse livro e é, realmente, muito bom. É super didádito e de fácil compreensão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é ótimo! Pena que meu professor só me deu essa sugestão quando eu estava no terceiro ano, minhas notas em História teriam sido muito melhores se eu o tivesse descoberto no início do EM haha

      Excluir